Por que Propósito Importa?

Ceder ao conceito de Propósito no seu negócio é a coisa mais relevante e corajosa que você pode fazer pela sua empresa, especialmente em momentos como esse.

“O único propósito das pessoas ao abrir um negócio é ganhar dinheiro”.

Então, deixe-me ser uma agulha.

Para começar, posso dizer o seguinte: Debaixo dessas visões racionais, reside a incompreensão sobre o que é o Propósito.

Não me entenda mal. Eu concordo com a visão de que o triunfo de uma empresa nunca dependerá apenas de um bom slogan. Nenhuma frase bonita, por mais encantadora que seja, é a base do sucesso. No entanto, o objetivo do Propósito está longe de ser uma armadilha para induzir as pessoas a comprar impulsivamente, ou para alcançar apenas o objetivo de riqueza.

Não se pode negar que o lucro é uma das consequências mais desejáveis ​​ao abrir uma empresa. Sempre que criamos algo de valor para um mercado, espera-se obter algo de valor em troca. No entanto, não é isso que realmente injeta energia nos negócios.

As pessoas que acreditam no Propósito para Marcas não o veem como uma teoria conceitual de marketing vinda de livros didáticos, como simplesmente preencher a matriz SWOT. Propósito não é algo que você cria, ou debate sobre. É um “sexto-sentido”, algo que está sempre presente.

Quando se trata de Propósito, a questão elementar não é se a sua empresa tem ou não.

A pergunta mais legítima é: você vai deixar Propósito fluir nos seus negócios, ou vai silencia-lo?

Entenda que toda ideia de negócio carrega profundamente os ideais de seu criador.

O objetivo é tornar reais os mais profundos ideais, usando uma marca como veículo. O seu “porquê” sempre esteve lá, muito antes do seu “o quê”.

Pense na sua ideia de negócio. Qual é o seu desejo secreto por trás de tudo? Eis algumas possibilidades, para dar dicas: Estabilidade, Independência, o desejo de provar-se digno, poder oferecer um futuro sólido aos seus filhos, aumentar a auto-estima, sentir-se poderoso e respeitado, busca da Liberdade ou Autonomia, para ser lembrado, para Evolução, ou para encontrar Equilíbrio e Santidade … Estou citando apenas alguns.

Recentemente assistí novamente “A Rede Social”, com sua brilhante história sobre o Facebook. Em algum momento, Mark Zuckerberg expressa seu desejo de se tornar um bilionário. Você pode pensar que se tornar o garoto de 20 anos mais rico do mundo era o seu propósito. Assista ao filme novamente. Assim você notará que verdadeira razão de ser da sua criação teve algo a ver com a rejeição de uma garota. Ele também se sente rejeitado quando seu amigo Eduardo é selecionado para ingressar em uma casta fraternidade de Harvard. Dentro de todos os códigos que gerou o Facebook, existe um forte ideal de se sentir aceito, um desejo de fazer parte de uma tribo. O ideal de pertencer mostra os dois lados de sua moeda, a aceitação e rejeição. Você pode ver como esses ideais inflamam a empresa, porque exalam por todos os poros desta marca. Pense nos botões de “add”, “like”, “dislike”, “compartilhar” … Eles são uma materialização desses desejos profundos.

A Rede Social — Columbia Pictures

Esta é a alma do Propósito. Os ideais profundos são gatilhos inconscientes fazendo seu coração disparar e criar algo para o mundo … essas são as energias edificantes da Criação de Marcas.

O que acende o Propósito são os ideais que procuram se tornar reais.

Propósito é a força que procura tomar forma. Para isso, começa com um conjunto de ferramentas humanas específicas. Quais? Nossos talentos únicos. Ele usa seus super poderes. Como um condutor de energia, o Propósito coloca esses poderes em bom uso, onde eles são mais necessários.

Propósito é a energia que conecta você ao que está faltando no mundo.

“Onde seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam, aí está o seu Propósito”. — Aristóteles.

O lugar onde você não pode controlar as coisas se chama Caos. É tudo o que existe ao redor de nós, exigindo estrutura. Nem sempre devemos ver o Caos necessariamente como algo ruim, mas algo com potencial de transformação. Dentro do Caos, sempre falta algo que precisa ser cumprido. Muitos problemas buscando uma resposta. É um lugar cheio de desafios, ameaças, mas também de possibilidades. Para os focados em negócios, dentro do Caos há também um mundo de oportunidades.

E se você seguir em frente, encontrará uma solução tangível em forma de marca. Seus talentos únicos guiarão sobre como trazer a Ordem. Quando o Propósito acontece, é como trazer luz às trevas. Assim, o Propósito traz ordem ao caos.

Você sabia que os havaianos acreditam que o surf é sagrado, o equilíbrio perfeito entre ordem e caos? Sim, Propósito é a energia que o leva ao equilíbrio, inspirando-o a surfar, em vez de se afogar ou ficar na praia, assistindo tudo à distância.

Essa é a essência do Propósito: permitir que a sua marca represente seus ideais, colocando você no controle, enquanto usa a energia certa para dar uma resposta ao que está te chamando.

Você pode pensar que uma ideia de negócio surgiu em sua mente porque você cuidadosamente analisou o mercado, e percebeu que havia uma oportunidade. Errado. Pense de novo.

A única razão pela qual você viu essa possibilidade, e pensou em uma possível resposta, é porque seu Propósito está tentando alcançar o mundo, usando VOCÊ como ferramenta para encontrar uma combinação perfeita. É por isso que as pessoas criam diferentes idéias de negócios o tempo todo.

ENTÃO, POR QUE PROPÓSITO IMPORTA?
Porque dá vida aos ideais que iluminam o caminho das idéias de marca. No mundo dos negócios seu efeito é expansivo, pois as pessoas que compartilham dos mesmos sonhos que a Marca também são tocadas por ela.

Isso significa que se sua empresa está dando asas ao seu Propósito, você está trazendo mais ordem ao mundo, tornando-o um lugar mais feliz. Ora… então por que fingir que ele nao existe?

Você e seu negócio precisam do Propósito mais do que nunca, especialmente porque o Caos tem muitas formas. A pandemia deste ano é certamente uma delas. Muitos negócios não sobreviverão. Outros, têm a chance de fazer algo extraordinário, se deixarem o Propósito assumir a liderança. Espero que seja o seu caso. Com certeza, ouvir a verdadeira voz do seu negócio, é ouvir a voz dentro de você que impulsiona seus sonhos e ideais. Preste atenção, pois essa voz lhe dará melhores chances de prosperar, mesmo nos momentos mais sombrios.

Até onde sabemos, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência. Carl Jung.

--

--

Where stories on Brands and people are born / brandingaurora.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store